sábado, 22 de agosto de 2009

HISTÓRIA VIVA


Estudar a história é fazer uma viagem no tempo e no espaço. Essa viagem começa hoje. Nosso destino é o futuro. Para chegar lá, temos que visitar o passado e procurar onde está o mapa do tesouro com informações sobre como desembarcar na estação “Futuro Melhor”. O que devemos levar? Cada dia vamos acrescentar alguma coisa em nossa bagagem e, no fim do ano, estaremos de malas prontas... Quanto tempo dura a viagem? Muito tempo, uma vida.
A disciplina história ministrada nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tem como, principal desafio para os alunos: refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemática e crítica da realidade.
Considerando a História como uma disciplina viva e elaborada a partir do presente, faz-se necessário re-pensar o seu ensino no interior dos acontecimentos da atualidade, identificando e refletindo sobre novos valores, possibilitando, desta forma, que os alunos compreendam o seu próprio papel no mundo partindo do envolvimento e análise daquilo que estão vivenciando.
A história deve ser vista e entendida como um passado dinâmico em constante mutação, onde cada indivíduo é parte integrante desta história, bem como co-responsável por ela. Tal conhecimento, permite os alunos questionarem a realidade em que vivem, organizarem seu pensamento quanto ao seu estar no mundo, sob as possibilidades de transformações, entre outros.
Cabe ao professor de história, planejar suas aulas de acordo com o que é vivido pelos alunos, deve contextualizar os acontecimentos passados no presente, deve pensar em conjunto com seus alunos. Os alunos devem ser estimulados a utilizar questionamentos, Como? Porque? Para que?
Portanto, desta forma o ensino de história estará estimulado e ajudando o aluno a interagir com o mundo que o cerca, adquirindo uma capacidade de visualizar o que está em sua volta de uma nova forma, não sendo mais um receptor passivo de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário