sábado, 22 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DO COTIDIANO E LOCAL


A importância do estudo da história local está na tentativa de fazer com que o educando reaprenda e valorize a historicidade de sua comunidade e, de sua própria história. Mostrar ao educando que o mesmo é partícipe da história e torná-la importante é o principal desafio do professor. Desmitificar o ensino de história desconstruindo o tradicional de simples memorização sistemática de datas e fatos ocorridos, para construção de um estudo participativo, investigativo e crítico da realidade histórica das comunidades e seus membros.
Ao fazer um estudo da história local o ensino de história ganha um novo sentido, e o envolvimento da comunidade e dos alunos fazem com que aja um maior interesse, pois estarão redescobrindo sua própria história e cultura. A introdução da história como objeto de estudo escolar requer que se explorem as possibilidades inerentes do cotidiano, sem se limitar a constatar o “real” ou as motivações possíveis para alunos pouco sensibilizados com a história escolar mais tradicional. “O cotidiano deve ser utilizado como objeto de estudo escolar pelas possibilidades que oferece de visualizar as transformações possíveis realizadas por homens comuns, ultrapassando a ideia de que a vida cotidiana é repleta e permeada de alienação” (BITTENCOURT). Portanto, ao inserir a história local através do estudo do cotidiano, o professor consegue aproximar realidade com a história, trazendo significado para o aluno, contribuindo na sua formação para a vida valorizando, respeitando e resgatando as diversas culturas existentes na comunidade.


Foto do Sobrado do Engenho do Camuciatá – Integração entre professores e alunos (Visita ao Acervo do Patrimônio Cultural de Itapicuru/BA).

Um comentário:

  1. Olá,

    Me chamo Norma Almeida, licenciada em História e Especializada em Cultura Africana e Indígena. Nasci na fazenda Santa Maria no município de Itapicuru, porém minha infância passei em Olindina. Há 23 anos fui morar em Salvador, me graduei em História e me especializei em Cultura Africana e Indígena( outra temática que me apaixonei).
    Atualmente além de lecionar, pesquiso sobre história regional e local e estou pesquisando sobre a cidade de Olindina.
    Impossível pesquisar sobre a cidade de Olindina e não pesquisar sobre a cidade de Itapicuru, visto que as duas cidades estão entrelaçadas.
    O Arquivo Público da Bahia, local onde realizo minhas pesquisas tem um acervo vasto sobre a cidade de Itapicuru, tive a oportunidade de manusear alguns documentos, onde registra vários acontecimentos em Itapicuru, destacando a passagem de lampião e a passagem de Antônio Conselheiro.
    A bibliografia que trabalho atualmente nas minhas pesquisas são: (salientando que com muita dificuldade conseguir esses livros)

    Longos Serões do Campo Vol I e II de Anna Ribeiro de Goes Bittencourt
    Fronteiras Movediças: A formação de Itapicuru e a formação do Arraial de Canudos – Monica Duarte Dantas
    E alguns artigos

    Deixo meu contato

    norma_ires@hotmail.com
    www.facebook.com/normairesalmeida
    http://historia-norma-almeida.webnode.com

    ResponderExcluir